Como melhorar a Gestão das suas Redes Sociais?
Comece 2023 a investir na gestão das suas redes sociais!
Atualmente as redes sociais estão totalmente enraizadas na nossa sociedade, sendo um meio muito utilizado na pesquisa de empresas e/ou marcas, são também uma ferramenta que permite a interação em tempo real, fornecer conteúdo relevante, expor o trabalho e criar relações. Por isso, hoje em dia, é essencial para qualquer negócio estar presente no meio digital.
Se não está nas redes sociais, saiba que provavelmente a sua concorrência já está e está a perder potenciais clientes.
O que fazer para melhorar a gestão das suas redes sociais?
Gerir as suas redes sociais pode ser um grande desafio, no entanto, existem algumas dicas que podem facilitar o seu dia-a-dia e fazer aumentar os resultados do seu negócio.
Deixamos aqui algumas dicas que o poderão ajudar neste processo:
1. Escolha as redes sociais onde está o seu público-alvo
Muitas pessoas consideram que o melhor é estar em todas as redes sociais, para chegar ao maior número de pessoas possível. No entanto, o seu público-alvo não estará, certamente, presente em todas as redes sociais. Opte por fazer antes uma pesquisa detalhada sobre as redes mais utilizadas pelo seu público-alvo e concentre a sua energia apenas nessas.
2. Crie uma identidade visual própria
Ter uma identidade visual própria e única vai ajudar, principalmente, a aumentar a sua notoriedade, pois as pessoas irão passar a associar um determinado estilo visual à sua marca e, a partir daí, dificilmente a confundirão com qualquer outra, sendo que com isso, também não terá de estar sempre a pensar em designs diferentes, uma vez que já terá elementos, cores, e certas diretrizes a seguir facilitando esse processo.
3. Ofereça conteúdo de valor
Antes de criar conteúdo é fundamental que conheça o seu público, hábitos de consumo, interesses, preocupações, comportamentos e temas aos quais são mais sensíveis. Crie conteúdo com o qual se identifiquem e para o qual estejam recetivos, de forma a fortalecer a ligação das pessoas com a sua marca. Uma boa estratégia é partilhar 20% do produto/serviço e 80% de conteúdo relevante que eduque, entretenha ou informe relacionado com o seu negócio.
4. Seja consistente
Não é em uma ou duas semanas que irá ter os resultados desejados, sendo que para obter o retorno esperado é necessária consistência, tanto na frequência como na qualidade das suas publicações. Isto não quer dizer que tenha de produzir conteúdos diariamente, mas sim assegurar-se que quando o faz a qualidade é a melhor possível.
Além disso, publicar consistentemente também faz com que as pessoas não se esqueçam de si e que a sua marca permaneça presente nas suas mentes.
5. Meça os resultados
Como em qualquer estratégia, na gestão de redes sociais avaliar os resultados é essencial. Quer para saber quais as preferências do seu público-alvo, quer para observar se a sua estratégia está a ir de encontro às suas expetativas. A avaliação é ainda uma ótima forma de melhorar e detetar problemas.
6. Aposte em anúncios pagos
Opte por promover os posts que obtiveram melhor desempenho orgânico, é sinal que o seu público realmente gostou do conteúdo. Cada vez mais, é difícil conseguir grandes resultados (tanto de impressões, como de alcance ou de interações) apenas com conteúdo orgânico. Posto isto, investir em anúncios pagos permite dar um impulso significativo às suas publicações, permitindo que cheguem a pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço.
Assim, aconselhamos a que reserve algum do seu orçamento para investir em anúncios pagos nas redes sociais e, assim, obter resultados mais ambiciosos.
7. Utilize um Calendário Editorial
Ter um plano editorial, isto é, um calendário de publicações, vai ajudá-lo a seguir a estratégia que definiu e a olhar para as redes sociais como um todo.
O Calendário Editorial é o maior aliado para gerir as suas redes sociais, uma vez que ajuda a organizar ideias e conteúdos, mostra aquilo que já foi publicado, o que está agendado e o que ainda está por agendar ou por fazer.
Caso pretenda receber um Template do nosso Calendário Editoral, basta preencher o formulário abaixo para receber o seu Calendário Editorial gratuitamente.