Quero mudar de contabilista, o que fazer?
Grande parte dos nossos clientes chegaram até nós porque queriam mudar de contabilista. No entanto, achavam que o processo seria complicado e muito burocrático, mas, na realidade, é um processo relativamente rápido e simples!
Iremos responder a algumas das dúvidas mais frequentes dos nossos clientes ao longo do artigo.
Assim sendo, caso pretenda mudar de contabilista, primeiramente, deverá comunicar ao seu atual contabilista a intenção de alteração da responsabilidade contabilística e fiscal da sua empresa e combinar a data da cessação dos serviços.
De seguida, deverá comunicar com o novo contabilista a adjudicação da proposta apresentada e combinar a data de início dos serviços, assim como facultar os dados do anterior contabilista (deverá facultar nome, contacto e email do anterior contabilista), de forma a que possamos cumprir com o artigo 74.º, n.º 2 dos Estatutos da Ordem dos Contabilistas Certificados. Não havendo oposição do colega, o novo contabilista poderá assumir a responsabilidade técnica.
A partir desse momento, ambos os contabilistas estarão em contacto permanente de forma a que a transição seja simples e com toda a comodidade.
Questões mais frequentes
Posso mudar de contabilista em qualquer altura?
Sim. Existe por vezes, a sensação que a melhor altura é no início do ano, todavia não tem de ser necessariamente assim, uma vez que, hoje, os softwares de contabilidade exportam um ficheiro (SAFT-T Contabilidade) no qual qualquer contabilista certificado possui a informação de todos os lançamentos contabilísticos, apuramentos, etc. Alertamos que caso pretenda mudar a sua contabilidade no início do ano, o contabilista certificado anterior terá de enviar, obrigatoriamente, as declarações fiscais, as demonstrações financeiras e os seus anexos do ano anterior (de acordo com o artigo 72.º, n.º 2 dos Estatuos da Ordem dos Contabilistas Certificados).
Mudar de contabilista, existe algum custo associado?
Não. O facto de mudar de contabilista não tem qualquer custo associado.
Quanto tempo leva o processo de mudança de contabilista?
A mudança é relativamente rápida. No entanto, poderá haver alguma(s) declaração(ões) por finalizar durante aquele mês ou trimestre que terá de ser realizado pelo contabilista anterior. Ao mesmo tempo, o contabilista anterior possui um prazo máximo de 60 dias para a entrega dos documentos à entidade a quem prestou serviços (art. 15.º, n.º 1 do Código Deontológico dos Contabilistas Certificados).
Para mais informações não hesite em nos contactar:
236 200 750
comercial@gescar.pt