Candidaturas à Internacionalização via E-commerce
As empresas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através dos canais de comércio eletrónico podem beneficiar do incentivo Internacionalização via E-Commerce, uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses.
Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
COMO REALIZAR A CANDIDATURA AO INCENTIVO
1. REALIZAR DIAGNÓSTICO DE E-COMMERCE
Previamente à submissão da candidatura, a PME deve realizar o seu Diagnóstico de E-Commerce no website Portugal Exporta. O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: Novas Exportadoras (que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado) ou Mais Mercados (pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado).
As recomendações disponibilizadas neste Diagnóstico têm ainda como objetivo fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-Commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.
2. DESENVOLVER UM PLANO DE E-COMMERCE INTERNACIONAL
Para sustentar a sua candidatura, a empresa deve apresentar um Plano detalhado de E-Commerce Internacional. Este plano deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 08/C16-i02/2022.
As PME candidatas podem optar pela apresentação autónoma do seu plano, ou solicitar o apoio da AICEP para desenvolvimento de um plano personalizado (através do registo na MY AICEP e início de um Plano de Ação para Exportar através do E-Commerce).
3. REALIZAR A CANDIDATURA NO BALCÃO DOS FUNDOS
As candidaturas são realizadas pelas PME através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos (formulário a disponibilizar brevemente).
Em anexo à candidatura, a PME terá que submeter o Diagnóstico de E-Commerce disponibilizado pela AICEP e o seu Plano de E-Commerce Internacional.
No formulário de candidatura a empresa deve assinalar a tipologia de projeto a que se está a candidatar, Novos Exportadores ou Mais Mercados, em resultado da avaliação obtida no seu Diagnóstico de E-Commerce.
INCENTIVOS
No âmbito do presente Aviso estabelecem-se como limiares mínimos e máximos de despesa elegível:
- 10.000€ a 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”
- 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.
O apoio a conceder no âmbito deste Aviso reveste a forma de incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.
DESPESAS ELEGÍVEIS
Candidatando-se ao incentivo Internacionalização via E-Commerce, as empresas podem beneficiar de apoios a:
- Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto de e-commerce
- Aquisição de serviços de terceiros relacionados com Estratégia de Canais Digitais, Plataformas de Gestão de Conteúdos, Campanhas, Clientes e E-Commerce, Criação de Lojas próprias Online, Marketplaces, Publicidade Online, Analytics, entre outras
- Custos com recursos humanos especializados diretamente afetos à implementação do projeto
PERÍODO DE CANDIDATURA
As candidaturas encontram-se em aberto até ao limite da dotação orçamental definido (4,5M€). A decisão sobre o financiamento dos projetos é tomada pelo IAPMEI no prazo de 40 dias úteis a contar da data de receção das candidaturas.
Esta é a sua oportunidade!
COMO A GESCAR PODE AJUDAR?
A Gescar presta todo o apoio na elaboração, submissão, acompanhamento e execução do seu diagnóstico e candidatura. Para saber se a sua empresa é elegível e tirar outras dúvidas, consulte gratuitamente os nossos especialistas através do nosso site ou 236 200 750.